Entenda a importância do plano estratégico na gestão de marketing

Recentemente, realizamos uma pesquisa para compreender os desafios das startups no Brasil. Questionamos qual foi o maior desafio no começo do projeto e qual o maior desafio no momento presente. As respostas, em geral, ficaram em torno de definição do MVP, entendimento do produto, clareza sobre as personas, alinhamento da equipe, geração de leads, divulgação e escala. Você sabia que tudo isso é englobado pelo marketing estratégico?

Quando falamos em marketing, muitas pessoas associam somente com a etapa de divulgação. No entanto, essa etapa refere-se a comunicação de marketing e faz parte do processo de promoção. O marketing é uma disciplina considerada nova. Seus estudos e pesquisas foram dissociados da administração a partir dos anos 60, momento em que esse campo de conhecimento começou a ganhar autonomia.

Em uma rápida pesquisa na web é possível encontrar uma série de diferentes conceitos relacionados ao marketing, mas todos eles, de alguma forma, remetem a ideia de que é uma área de conhecimento estratégica, cuja atuação interfere em toda a organização. O marketing é uma disciplina de gestão e em suas competências estão o planejamento de estratégias de produto, estratégias de precificação, estratégias de distribuição e estratégias de comunicação.

Afinal, quais são as preocupações do marketing estratégico?

Quando falamos em negócios digitais, entram ainda diversos níveis de serviço. Esses, contemplam processos relacionados ao atendimento de clientes via canais digitais, entrega dos produtos, quando envolve um e-commerce, etc. Nesse caso, faz parte da estratégia de marketing planejar e analisar como ocorrerá toda a jornada do cliente. Diferentemente do marketing operacional, o marketing estratégico vai além, preocupando-se inclusive com a utilização e comportamento após a contratação de um produto/serviço, já que é nessa hora que temos a oportunidade de transformar um cliente em promotor da marca. Por isso, o marketing deve se preocupar também com as pessoas. Como sua equipe enxerga sua empresa? Que tipo de atendimento ela presta para seus clientes? Sua equipe pensa e age conforme sua proposta de valor?

Hoje, é possível compreender que quando falamos em marketing estratégico, estamos falando de uma disciplina importante demais para ficar nas mãos de um único profissional ou uma parte da equipe. A operação pode ser executada até de forma terceirizada. Mas as estratégias precisam ser pensadas de forma colaborativa.

Na Telos Marketing, aliamos ainda a visão de design, já que o marketing toma suas decisões a partir da análise de dados passados, sejam da própria empresa ou de benchmarking. Já o design, preocupa-se com o futuro, agregando em suas competências a capacidade de criar novos cenários, propiciando a inovação. É justamente essa união de competências, aliada com conhecimentos de tecnologia é que propiciam um novo olhar, capaz de colaborar para que novos negócios surjam criando significados cada vez mais relevantes.

 


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