Crescimento exponencial é o sonho de quase todas as startups. Ou seja, o objetivo é possuir uma taxa de crescimento 10 vezes maior, 10 vezes mais rápido que organizações tradicionais, sem aumentar sua estrutura interna proporcionalmente. Muitas startups surgem com modelos de negócios baseados em assinaturas ou pay per use, capazes de democratizar o uso de determinado produto ou serviço. A questão é que para que haja viabilidade econômica do negócio, geralmente são necessários milhares de usuários ativos. E é aí que começa a dificuldade.

Como atrair, engajar e escalar uma base de usuários, gerando um crescimento exponencial?

Muitas das nossas consultorias iniciam exatamente com essa questão. Não existe uma resposta certa, mas existem padrões que são praticados por organizações exponenciais, que podem gerar insights para uma trajetória de sucesso. Um dos principais autores que aborda esse tema é ¹Salim Ismail, que propôs um modelo destacando esses fatores, divididos em externos (SCALE) e internos (IDEAS).

Abaixo apresentamos os fatores propostos por Ismail para um crescimento exponencial. Começaremos pelos externos:
  1. Tudo começa por um propósito: Uma organização exponencial possui um propósito transformador massivo (PTM). Uma declaração curta, que projeta uma visão futura de como ela irá transformar o status quo e que pode ser compartilhado por muitas pessoas. Isso está relacionado a sua proposta de valor.
  2. O crescimento da base deve ser exponencial, não o da sua equipe e estrutura interna: Uma organização exponencial cresce em usuários e faturamento mais do que em infraestrutura e pessoas. Ela conta com mão de obra externa quando precisa, para manter seus custos baixos.
  3. Crie uma comunidade no entorno da sua marca (compartilhando seu propósito): Uma organização exponencial deve atrair apaixonados, fazendo com que se tornem extensão da própria empresa. Mais do que usuários ou parceiros, essas pessoas devem acreditar na sua visão tanto quanto você.
  4. Use e abuse dos algoritmos: Organizações exponenciais usam algoritmos para automatizar processos e entender a comunidade. Aliás, é exatamente aí que reside seu poder exponencial. Os algoritmos permitem absorver dados em tempo real e transformá-los em informação. É o acesso e o trânsito da informação que potencializa a exponencialidade de um negócio.
  5. Saiba no que investir seu esforço e o que pode ser terceirizado: Organizações exponenciais compreendem que não é necessário possuir todos os recursos para crescer. Ao invés disso, é possível contar com ativos alavancados externamente. Por exemplo, se localização é essencial na sua aplicação, você não precisa desenvolver a lógica de mapas. Basta adotar o uso de APIs do Google Maps, Open Street Maps ou outro provedor de mapas e pronto. Com poucas linhas de código seu problema está resolvido.
  6. Mantenha sua comunidade engajada: Organizações exponenciais buscam unir a comunidade em torno do seu propósito e manter ativa a chama. Para isso contam com estratégias de comunicação e ações através dos próprios produtos, visando a aproximação com a sua comunidade.
Abaixo, apresentamos alguns fatores internos para um crescimento exponencial:
  1. Use padrões e automação entregues por interfaces eficientes: Organizações exponenciais criam interfaces, com processos, padronizações e metodologias que permitem equipes enxutas. Tudo que é automatizado não precisa de pessoas para executar. Por isso é comum ver tantas soluções com modelo self-service.
  2. Crie dashboards com seus KPIs exibidos em tempo real: Organizações exponenciais possuem dados e indicadores em tempo real, conferindo rapidez e assertividade na tomada de decisão.
  3. Prototipe constantemente antes de desenvolver e por em produção: Organizações exponenciais buscam saber o que os clientes querem antes de produzir. A experimentação recorrente é parte essencial do processo.
  4. Forme um time auto-organizado capaz de agir por conta própria: Organizações exponenciais têm equipes multidisciplinares e com autoridade descentralizada.
  5. Utilize mecanismos que permitam a colaboração online: Organizações exponenciais contam com ferramentas de possibilitam trabalho remoto, garantindo a circulação e o compartilhamento do conhecimento, para alinhamento da equipe.

Outro fator relevante para quem almeja um crescimento exponencial é escolher com cuidado o modelo de negócios que vai seguir. Modelos de plataforma são promissores, porque permitem que produtores e consumidores, bem como os próprios usuários, se conectem sem intermediários, facilitando a troca de bens, serviços ou moedas sociais.

No modelo de plataformas, o empreendedor pode focar na compreensão de carências de mercado, gargalos de processos que possam ser simplificados através da interação entre partes, externas à sua empresa. Seu foco está na criação de uma infraestrutura que possibilite essa interação, saindo de uma visão de controle dos negócios, para a organização da informação.

Veja que informação é um ponto chave para os negócios exponenciais.

É óbvio que não será fácil. Você pode pensar que é impossível começar uma startup, que às vezes conta com 2 ou 3 pessoas, atendendo todos esses critérios. E você tem razão. Mas se você começar com o objetivo em mente, um passo de cada vez e você chega lá.

 

Referências:

¹ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S.; GEEST, Yuri Van. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: HSM Editora, 2015.

 

Leitura recomendada:

Organizações Exponenciais

Plataforma: A revolução da estratégia

De Zero a Um. O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *