Sabemos que a produção de conteúdo é peça-chave na estratégia de qualquer empresa que queira se posicionar através do Marketing Digital, principalmente quando se trata de ações para o Inbound Marketing.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo Inbound Marketing, uma breve explicação: É o conjunto de estratégias focadas em atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes, explorando canais como mecanismos de busca (Google, Bing, etc.), blog, redes sociais e outros. Para saber mais, clique aqui.

Um bom conteúdo deve educar, informar ou entreter um futuro cliente, e por isso pode ser produzido em diversos formatos, para diferentes etapas. O mais comum é encontrarmos conteúdos em formato de blogpost, e dele diversos fragmentos podem ser explorados através das redes sociais.

Esse tipo de conteúdo é muito recomendado para a fase de atração do inbound marketing, onde o futuro cliente está em busca de entender qual é o seu problema a partir dos seus sintomas. uma solução para o seu problema. Mas vamos além, pois passada essa etapa, temos muitos outros formatos que podem ser explorados.

Temos a produção de conteúdo para vídeos, que podem ser longos, curtos ou de até 15 segundos, já que um dos formatos mais utilizados hoje em dia é o stories do Instagram que permite esse tempo de veiculação. Temos também os e-books que contemplam conteúdos mais densos, infográficos que são mais visuais, manuais mais técnicos, podcasts que demandam mais produção, entre diversos outros formatos.

Canvas para Produção de Conteúdo

Mas e agora que o formato do conteúdo já está escolhido, como podemos produzir? Inspirado no Business Model Canvas, que é um quadro visual para modelagem de negócios, criamos o Canvas para Produção de Conteúdo aqui na Telos Marketing & Design. Essa ferramenta auxilia no desenvolvimento do conteúdo, seja para qualquer assunto que escolher.

Clique aqui para visualizar o Canvas para Produção de Conteúdo e continue acompanhando este blogpost para tirar o melhor proveito da ferramenta.

Continuamos o conteúdo com algumas dicas:

  • Imprima o Canvas para Produção de Conteúdo em uma folha A3 ou maior;
  • Cole a folha com fita crepe em uma parede de fácil acesso no seu local de trabalho;
  • Utilize post-its para completar as informações, podendo utilizar a mesma folha nas próximas produções.

Agora vamos ao preenchimento das informações. Partindo da ideia de que você já sabe sobre o que vai falar, vamos começar pelas informações mais básicas:

  • Tema: Aqui vamos colocar em poucas palavras o tema central que vai nortear a produção deste conteúdo. Exemplo: Ferramenta para produção de conteúdo.
  • Objetivo: Pense qual o principal objetivo para elaboração deste conteúdo. Exemplo: Ajudar empresas / pessoas a produzirem seus próprios conteúdos.
  • Data: Coloque a data pretendida para publicação. Exemplo: 03/04/2019.
  • Formato: Como comentado anteriormente, qual o formato escolhido? Lembrando que um mesmo conteúdo pode ser utilizado em diversos formatos. Exemplo: Blogpost + template “Canvas para Produção de Conteúdo”.

Agora que já temos os dados iniciais bem definidos, vamos para os próximos quadros. Preencha nessa ordem:

  • Persona: Criar uma persona pode ajudar na construção de um conteúdo que comunique de forma clara as soluções para as necessidades dela. Lembramos que o seu negócio pode ter mais de uma persona, assim como um conteúdo. Exemplo: Vívian é analista de marketing em uma empresa de pequeno porte e produz conteúdos semanais para os canais da empresa. Ela precisa otimizar o seu tempo, mas continuar produzindo conteúdos com qualidade.
  • Proposta de valor: Com tanto conteúdo disponível na internet, por que alguém vai parar para ler o seu? Nesse quadro, descreva a real proposta de valor do seu conteúdo. Exemplo: O conteúdo é objetivo e além disso, fornece uma ferramenta para colocar em prática o aprendizado.
  • O que eu sei sobre isso: Em cada post-it coloque tópicos sobre o que você já sabe sobre o assunto. Separe o que é conhecimento teórico, e o que é conhecimento prático. Se você tiver teoria e prática em determinado tópico, ótimo, é nele que você vai se aprofundar mais na hora de produzir o conteúdo.
  • O que os outros sabem sobre isso: Liste algumas referências externas que falem sobre o mesmo assunto. Tome cuidado para que as fontes sejam relevantes, confiáveis e conceituadas. Exemplo: Aqui já linkamos mais de uma vez conteúdos sobre assuntos específicos da Resultados Digitais.
  • Por que isso é um problema: Descreva as razões pelas quais você acredita que está falando de algo que é um problema para a sua persona. Lembrando que um problema não precisa ser algo negativo, pode ser uma dor ou uma possibilidade de ganho.
  • Por que isso é uma solução: Coloque em tópicos as razões pelas quais você acredita que a solução proposta é eficiente. Exemplo: Este canvas é eficiente porque possibilita enxergar de forma sistêmica diversos caminhos para a produção do conteúdo.
  • Pontos-chave do problema: O seu conteúdo vai resolver o problema de alguém, por isso, liste em tópicos as razões pelas quais você acredita que esse problema seja relevante. Lembre que os problemas já foram mencionados no quadro por que isso é um problema.
  • Pontos-chave da solução: Aqui você vai listar propostas para solucionar os problemas. Como que pode ser feito? Como a autoridade disse que funcionaria? Como o mercado resolve? E assim por diante, analisando diferentes visões.
  • Técnicas / ferramentas / estratégias: Liste diversas possibilidades que podem ser utilizadas como caminho para resolver o problema identificado. Cuide para não gastar todo o seu arsenal de uma só vez. Se for um blogpost, selecione as duas ou três mais relevantes. Se for um e-book, pode abordar mais. Se for um vídeo curto, o recomendado é falar de uma técnica por vez.

Veja como ficou o nosso Canvas para Produção de Conteúdo deste blogpost que você está lendo:

Canvas para Produção de Conteúdo produzido por Telos Marketing & Design;

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Categorias: Dicas

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